Entre os dias 19 e 21 de junho, a Praça Mário Laert foi o palco da Vila de Santo Antônio, um espaço que uniu a preservação e a valorização da cultura nordestina. A presença do público anunciou o ritmo para o início das apresentações musicais no Estádio Carneirão, que começam nesta segunda-feira (22).
Os shows da noite deste domingo, 21, começaram com Andrey Casanova, que foi seguido pela apresentação do grupo Xotemania. Na sequência, o público conferiu Chiquinho e, encerrando a programação, teve Cleyton Lima.
“Superou nossas expectativas. Abrimos no primeiro dia, onde já tivemos uma movimentação de pessoas acima do esperado, e o público foi crescendo. O balanço final foi de 20 mil e 25 mil pessoas circulando nesses três dias de Vila, movimentando de forma expressiva a economia local”, celebrou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, João Henrique Paulino.
Um dos grandes diferenciais da Vila de Santo Antônio foi o protagonismo dado às políticas de inclusão. Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Gerência de Políticas para Inclusão e Direitos da Pessoa com Deficiência, o circuito contou com estruturas adaptadas para garantir diversão segura a todos. Assim, o Espaço Inclusivo e o Camarote da Acessibilidade foram pensados para acolher idosos e pessoas com deficiência (PCD).
“É uma forma de acolher esse público, que gosta de aproveitar a festa e precisa de um lugar seguro, que garanta também uma visão privilegiada. Desta forma, a Prefeitura garantiu acessibilidade à cultura e à participação popular”, explicou a gerente e coordenadora do setor, Diana Carvalho.
Para os trabalhadores informais, a Vila de Santo Antônio se consolidou como uma importante fonte de renda. A presidente da Associação dos Ambulantes de Alagoinhas, Carol Rocha, informou que o espaço contou com cerca de 70 profissionais, divididos em 40 barracas estruturadas e 20 pontos de isopor. “Contamos com barracas de comidas típicas, churrasco, licor, caldinhos e muitas outras opções interessantes, e tivemos, no domingo, o melhor dia de vendas e de comercialização”, ressaltou.
Jonathan Portugal, morador do bairro Santa Terezinha, elogiou a estrutura montada nas imediações do Carneirão. “Eu vim para a Vila todos os três dias e gostei muito da festa. As atrações foram boas, o público feliz, e a bebida e comida nota mil”, destacou.
Quadrilhas e shows no Carneirão
Embora os grandes shows musicais passem a se concentrar no Palco Principal do Carneirão, a partir desta segunda-feira (22), a Vila de Santo Antônio continuará ativa com o Espaço Balancê. O local receberá, nesta segunda-feira (22), as apresentações das quadrilhas juninas Espalha a Brasa e Tia Dulce. Já na terça-feira (23), será do pessoal da Beija-Flor.
Paralelamente às apresentações das quadrilhas, o público passará a curtir também a programação artística dentro do Estádio Carneirão, que traz duas noites especiais de shows nacionais e locais, sempre após 19h.
Confira a programação:
22 de junho (segunda-feira)
Paroara
Bagagem Arrumada
Kátia Cilene e Adúlio
França
23 de junho (terça-feira)
Emili Pinheiro
Thiago Aquino
Raio da Silibrina
Junior Silva
Thiago Freitas
Tayná Agazzi

Fonte Secom


